Páginas

Capitalismo X Socialismo

Capitalismo X Socialismo.

Capitalismo e Socialismo. Dois sistemas econômicos com características tão antagônicas que são usados como opostos um do outro.
Afinal, o que é um sistema econômico? Pode ser definido como um sistema com um conjunto de regras que irão reger a economia de algum local. Apesar de o nome ser sistema ECONÔMICO, este interfere não apenas na economia mas também na política e até na cultura de um povo. Todos sabem que o sistema econômico predominante em nosso mundo é o Capitalismo, mas nem sempre foi esse. Em ordem foram: Primitivismo, Escravismo( não o de escravos negros mas o de escravos de guerra e de dívida), Feudalismo e por fim o Capitalismo.
 O Capitalismo tem como base a obtenção de lucro através da exploração do trabalhador. Os defensores do Capitalismo afirmam que é um sistema econômico ótimo pois nele você é livre. Nada mais falso do que essa afirmação. O Capitalismo é bom apenas para quem tem dinheiro, mas para os mais pobres é algo torturante. Não se pode negar que o Capitalismo traz bastante desenvolvimento e cria a Globalização (o mundo inteiro é conectado, um produto produzido na China pode ser vendido no México, por exemplo). Mas o Capitalismo gera muitos miseráveis-esses estão em situação mais crítica que os pobres, não tendo o que comer ou beber.
Aí surge Karl Marx. Ele observa o quanto o Capitalismo pode ser ruim e através de seus estudos ergue o projeto de um novo sistema econômico: o Socialismo, totalmente contrário ao Capitalismo. O foco do Socialismo não é o lucro e sim a sociedade como expressa seu nome. O Socialismo teve vários tipos: O Utópico-pregava uma sociedade perfeita, sem desigualdades sociais e por isso mesmo recebeu o nome de Utópico (utopia é sinônimo de sonho, algo que dificilmente irá acontecer). O Socialismo defendido por Karl Marx era o Socialimo Científico- que pregava a socialização dos meios de produção (ou seja, não haveria empresas com donos, tudo era de todos), pregava a luta de classes ( o povo iria fazer de tudo para obter seus direitos e o governo seria apenas para obedecer o povo).
Com características tão diferentes, se tornaram rivais. Mas nada que preocupasse demais o Capitalismo, pois o Socialismo era apenas uma tese, ainda não estava em prática. Pelo menos, não ainda. Porém, a Rússia aderiu ao Socialismo através da Revolução Bolchevique e adotou o tipo de Socialismo chamado de Socialismo Real (havia um ditador mas o povo não sofria por miséria já que o governo deixava vários serviços básicos de graça e de boa qualidade). A Rússia cresceu muito e após o fim  da 2 Guerra Mundial, apenas dois países haviam sobrevivido firmes e fortes: Os Estados Unidos e a Rússia ( A União Soviética ou U.R.S.S.). Apartir daí esses dois países iriam disputar pelo poder e pela hegemonia do mundo: Os E.U.A no Oeste, Capitalistas e a U.R.S.S. no Leste, Socialistas. Assim começa a guerra entre E.U.A. E U.R.S.S., entre Oeste e Leste, entre Capitalismo e Socialismo: A Guerra Fria.

A Guerra Fria foi diferente de todas as outras. E.U.A. e U.R.S.S. investiam pesadamente em armas e mais armas. Chegaram em um ponto que as duas juntas podiam destruir o mundo inteiro e mais alguns mundos. Mas felizmente eles não usaram essas armas. Era mais ou menos assim, ambos tinham imenso poder armamentista mas tinham medo de usar no rival porquê se o rival resolvesse revidar tudo estaria acabado. Por isso existe a denominação Guerra Fria, estavam em guerra mas nunca houve confronto direto. A Guerra Fria foi um período de tensão mundial, pois se os ataques começassem, o mundo iria ser destruído. Mas no fim, a U.R.S.S. passou por várias crises e acabou perdendo a guerra, tornando o nosso mundo predominantemente Capitalista (com excessão da China, Coréia do Norte, Cuba e Vietnã).
Pessoalmente, eu defendo o Socialismo mas não o que aconteceu na U.R.S.S. e sim  o Socialismo Científico, para acabar com a divisão de classes e promover a desintegração da miséria e da pobreza, com uma sociedade mais justa. Mas não defendo um Socialismo radical em que o mercado deva permanecer fechado ( um mercado fechado impede um país de comprar ou vender produtos de fora, passando a depender apenas de seus próprios produtos).
Karl Marx usou duas teses para criticar o Capitalismo, uma delas foi a Mais-Valia, que diz que o trabalhador produz uma quantidade de dinheiro grande e não recebe nem metade desta, mesmo sendo ele que produziu. Na tirinha abaixo você pode ver perfeitamente:

10 comentários:

  1. Com certeza tbm defendo o socialismo, pois o capitalismo: o principal objetivo é o lucro, enquanto a sociedade fica no recanto esperando mudanças que só ficam na ilusão de um país melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é possível criticar totalmente o capitalismo, só a mentalidade egoísta e egocêntrica das pessoas, pois até agora o capitalismo foi a política econômica que funcionou melhor.

      Excluir
  2. eu tam bem defendo o capitalismo, devido que ele tem sido o melhor meio de sobrevivencia da sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também apoio o capitalismo, mas não concordo com oque você diz, para os pobres o socialismo seria a melhor opção; devido a mínima desigualdade social existente nesse sistema e o máximo de feitos possíveis para com que uma pessoa pobre possa ter uma boa vida.

      Excluir
    2. Concordo com vc.

      Excluir
  3. Socialismo = Populismo

    ResponderExcluir
  4. Ambas as formas de sistemas econômicos dependem do estado para o seu sucesso , um socialismo funciona com o capital indo para o estado para ser dividido igualmente para as pessoas , e o que aconteceria se existissem corruptos no poder? Nosso dinheiro seria desviado para a compra de coisas inúteis como viagens e outras coisas , diferente de ser usadas no investimento de setores públicos em decadência , como a saúde ou a educação. E sim , o capitalismo pode existir sem que tenham desigualdades socias, isso depende do estado , se não existirem corruptos no poder isso se tornará uma realidade

    ResponderExcluir
  5. O capitalismo só não funciona bem nos países onde reina a corrupção e onde a alta carga de impostos e juros massacra empresários e trabalhadores que não recebem o retorno destas tributações. Pagam tributações de países escandinavos e recebem serviços públicos de países africanos. Isto sim é que gera a desigualdade social.

    ResponderExcluir
  6. na minha opiniao, nao existe um pais que seja totalmente capitalista ou um pais que seja totalmente socialista.nem os estados unidos e totalmente capitalista, eles estao sempre tentando tomar atitudes socialista como por exemplo:construir hospitais para pessoas necessitadas e o brasil tambem.no caso de cuba, els tambem tem atitudes socialista, o governador fidel castro esta no poder a quase 50 anos e isso o torna o mais poderoso do pais, fora isso cuba e totalmente socialista, mas e quanto aos outros paises?

    ResponderExcluir